Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Anjos?!?

Em 10/11/2010
Tati escreveu:
No Livro de Atos capítulo 12 versículo 15 diz:
" Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.

O que significa "É o seu anjo"?

Obrigada Pastor tenha uma boa noite.
Abraços
Tati

Querida irmã Tati,

A passagem que você mencionou (Atos 12) narra a libertação do apóstolo Pedro.

1 ¶ Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar,
2  fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
3  Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos.
4  Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5 ¶ Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
6  Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
7  Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
8  Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
9  Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
10  Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
11  Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
12  Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
13  Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era;
14  reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.
15  Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.
16  Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.
17  Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
18  Sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que teria acontecido a Pedro.
19  Herodes, tendo-o procurado e não o achando, submetendo as sentinelas a inquérito, ordenou que fossem justiçadas. E, descendo da Judéia para Cesaréia, Herodes passou ali algum tempo.

Acerca da expressão “é o seu anjo”; eis as opiniões:

Por acaso eles pensaram que:
1 - Era o fantasma de Pedro?
2 - O apóstolo tinha morrido e se tornado um anjo?
3 - Era o seu “anjo da guarda”?

Consideremos:
1- Um fantasma.

As referências bíblicas sobre aparições espirituais:

Jó 4.15  Então, um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos do meu corpo;
Isaías 29. 4  Então, lançada por terra, do chão falarás, e do pó sairá afogada a tua fala; subirá da terra a tua voz como a de um fantasma; como um cochicho, a tua fala, desde o pó.
Mateus 14. 26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
Marcos 6. 49  Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram.

Todos estes textos tratam de manifestações sombrias e/ou assustadoras que não atemorizam pela pressuposição da presença de espíritos de pessoas falecidas, necessariamente, e sim por conta do medo que os anjos e demônios sempre despertaram nos seres humanos. Embora a necromancia (tentativa de consulta aos mortos) desde a antiguidade tenha sido proibida por Deus e praticada pelos homens, a Bíblia Sagrada nos alerta ao fato de que os espíritos humanos ao morrerem, vão direto para o além e recebem a sua recompensa da parte de Deus.
Confira Eclesiastes 12.
1 ¶ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
2  antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro;
3  no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas;
4  e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem;
5  como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça;
6  antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço,
7  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
13 ¶ De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
14  Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Salmo 146. 4  Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Salmo 34. 22  O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.
Marcos 16. 16  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Assim podemos afirmar que os discípulos que criam na vida eterna em Cristo Jesus e a perdição para os incrédulos, como sendo as únicas opções reservadas ao pós-morte do homem, não poderiam de modo algum pensar que o apóstolo Pedro teria morrido e se tornado em um fantasma.

2 – Pedro morreu e “virou” anjo.
Lembremos que a nossa única regra de fé e de prática é a Bíblia, e embora a idéia de que quem morre vira anjo atualmente seja um pensamento popular muitíssimo comum; fique bem claro a todos: Anjo é anjo e homem é homem e, apesar das semelhanças, jamais um se transforma no outro!
Expressões como:
I Samuel 29. 9  Respondeu, porém, Aquis e disse a Davi: Bem o sei; e que, na verdade, aos meus olhos és bom como um anjo de Deus;
II Samuel 14. 17  Dizia mais a tua serva: Seja, agora, a palavra do rei, meu senhor, para a minha tranqüilidade; porque, como um anjo de Deus, assim é o rei, meu senhor, para discernir entre o bem e o mal. O SENHOR, teu Deus, será contigo.
II Samuel 19. 27 ...porém o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus; faze, pois, o que melhor te parecer.
Marcos 12. 25  Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus.
Gálatas 4. 14  E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

Servem apenas como comparação favorável a alguém que, não sendo um anjo de verdade, contudo, possui, em algum sentido, igual dignidade.
Em Hebreus 1. 7 e  2. 14, 15, temos bem demonstrada a diferença significativa entre homens e anjos:
Hebreus 1. 7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
Hebreus 2. 14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15  e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
16  Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. 

3 - “Anjo da guarda”
Esta terceira opção parece ter mais a ver com a crença antiga, relatada em escritos dos judeus, segundo as quais, cada crente possui o seu anjo protetor, que muitas vezes pode assumir a aparência da pessoa que está protegendo.
A Bíblia afirma:
Salmo 34. 7  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.
Hebreus 1. 14  Não são todos eles [os anjos] espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
E ainda:
Mateus 18. 10  Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste.

Isto não quer dizer, necessariamente que toda pessoa ou crente possua um anjo especialmente separado para acompanhá-lo durante toda a vida.
Podemos dizer que os há muitos relatos bíblicos sobre os livramentos que Deus envia a seus filhos através do ministério dos anjos, todavia, são insuficientes para formularmos uma doutrina acerca de um anjo da guarda para cada pessoa, esta idéia não é nem afirmada e nem contestada diretamente nas Escrituras. Contudo, podemos inferir que, mesmo não tendo revelação bíblica para isto, as pessoas que se assustaram com a presença de Pedro à porta, certamente pensaram se tratar do seu anjo da guarda, fazendo uso da aparência do apóstolo, quando na verdade era o próprio Pedro que fora libertado por Deus, justamente como resposta do Senhor às suas orações!

DEUS TEM TODO O DIREITO E O PODER DE, QUANDO QUISER, FAZER USO DO MINISTÉRIO DOS ANJOS!

MAS, ATENÇÃO:
TOME SEMPRE CUIDADO PARA NÃO TENTAR CONTATO DIRETO COM ANJOS.
LEMBRE-SE QUE NÓS SERES HUMANOS TEMOS MUITA FACILIDADE DE PRESTAR A ELES A ADORAÇÃO QUE SÓ DEVE SER PRESTADA A DEUS!!!

Veja este mau exemplo do apóstolo João:

Apocalipse 22. 8  Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Dirija apenas a Deus a sua oração, o seu louvor, adoração e gratidão; os anjos não ficarão chateados, pois eles só buscam a Glória para Deus, do contrário, cuidado!
  
II Coríntios 11. 14  E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.