Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sábado, 19 de novembro de 2011

Por Que Deus Criou Pessoas, Mesmo Sabendo que Elas se Perderiam?


Em 13/11/2011
Suélia (GO) escreveu:

Pr Sandro,
Creio na bíblia como a Palavra de Deus...
Aceito e até me emociono com a predestinação expressa na bíblia...
Sinto-me infinitamente grata pela graça de Deus que me alcançou...
Adoro a Deus por seus atributos.... inclusive por ser justo.
Tenho questões, mas não afetam a minha confiança nEle.
A minha questão, nesse momento está relacionada à justiça de Deus.
Entendo que Deus não está sendo injusto por condenar ao inferno aqueles a quem ele não predestinou para a vida, pois todos mereciam a morte, e por sua misericórdia escolheu alguns para a vida... não vejo injustiça nesta ação de Deus.
Mas não entendo a justiça de Deus ao formar o homem para perecer eternamente no inferno. Sendo onisciente, sabia que o homem iria para o inferno... então porque o criou? Porque formar vasos pra honra e para desonra?
Com temor a Deus,
Suélia


RESPOSTA em 13/11
Boa noite irmã Suélia, de fato sua questão é bastante inquietante!
De início quero reafirmar meu respeito e afeto pela irmã, principalmente por expor uma dúvida que muitos tem, mas, poucos teriam coragem de declarar. Saliento minha confiança em sua fé e temor a Deus, já demonstrados em outras circunstâncias.

Cara irmã, como você bem expressou, Deus é onisciente e onipotente, portanto, sabia tudo o que haveria de acontecer e sempre teve poder para mudar aquilo que não quisesse que acontecesse, mesmo antes que tudo existisse. Logo, Deus quis criar, não apenas os homens e anjos eleitos, como também, os homens e os anjos que se perderiam. Você disse bem, como você bem frisou (conforme Romanos 9), os vasos de ira, foram feitos por Deus com vistas à perdição, porque Deus quis assim!!!

A grande verdade é que Deus é o escritor da nossa história. E, segundo o seu querer, a história dos homens seria de vilões malvados, covardes e desumanos. Sendo que, em certo momento, alguns daqueles vilões, por um verdadeiro arrependimento de suas vilanias, haveriam de encontrar perdão, através de um Salvador que voluntariamente pagasse por seus crimes, enquanto outros, que persistissem em seus erros, encontrassem o destino merecido.
Alguém poderá dizer, mas porque Ele não escreveu uma história diferente?

Eis aí um mistério, porque o Criador não nos conta porque criou deste e não daquele modo, ou porque a este foi dado e a outro foi negado o entendimento; Ele simplesmente nos revela que quis assim!

E qualquer história que Ele escrevesse poderia nos suscitar igual pergunta.

Creio que a pergunta, que realmente a incomoda é: Isto está direito? É justo isto?
Quando leio um romance composto por um hábil escritor, me pergunto se é justo o final que ele deu aos seus personagens, mas não questiono o seu direito de escrever.
Você já demonstrou que crê na justiça dos destinos eternos: Salvação pela fé em Cristo e perdição pelos pecados cometidos.  
Agora, o que não pode haver dúvidas é sobre o direito de Deus escrever esta ou aquela história, segundo a Sua santa e perfeita vontade!


 O pastor e reformador João Calvino nos ensina desta forma:
“Disso não se segue que possamos detratar a Deus, pelo que nos adiantamos, com o apóstolo Paulo desta maneira: “Quem és tu ó homem para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: porque me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm 9.20,21). Dirão os oponentes que não se pode defender retamente dessa maneira a justiça de Deus, mas que isso não passa de um subterfúgio próprio daqueles que não tem desculpa satisfatória. Porque se vê que isso não diz nada, exceto que o poder de Deus não pode ser impedido de fazer o que bem lhe parece. Digo que é coisa bem diferente. Pois, Que motivo mais firme e mais forte se poderá apresentar do que nos exortar a que pensemos em quem Deus é? Porque, como poderia cometer alguma iniqüidade aquele que julga o mundo? Se é próprio da sua natureza fazer justiça, ele ama naturalmente essa justiça, e odeia toda iniqüidade. Por isso o apóstolo não procurou nenhum esconderijo, como se estivesse surpreso ou derrotado; mas ele quis mostrar que a justiça de Deus é tão alta e excelente que não deve ser reduzida à medida humana ou ser comprimida pela pequenez do entendimento dos homens. ... Que absurdo há nisso? Gostaríamos que o poder de Deus fosse tão limitado que não conseguisse fazer coisa alguma que o nosso espírito não pudesse compreender?! Digo com Agostinho que Deus criou alguns que ele previu que iriam para a perdição eterna, e que o fez porque quis. Ora, porque ele o quis não significa que nos cabe exigir a razão, visto que não a podemos compreender. E, por outro lado, não se deve discutir se a vontade de Deus é justa ou não; quando se falar sobre a vontade de Deus, esta deve ser entendida como regra infalível da justiça. Como se vai duvidar se há iniquidade, onde a justiça é patente? Intitutas Cap. VIII, Livro 3, pp. 50, 51.

Daí, dizer que, juntamente com a irmã fazemos muito bem em seguir em nossa fé, mesmo sem compreender todos os atos de Deus, pois sabemos que, sendo Ele o Justo e o único Deus, é impossível que cometa alguma injustiça, portanto, creiamos na retidão do Seu agir!   

 Referência Bíblica.
 Salmos 139.
16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!
18  Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.

Jó 40.
1 Disse mais o SENHOR a Jó:
 Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argúi a Deus que responda.
 Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse:
 Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca.
 Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei.
 Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó:
 Cinge agora os lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me responderás.
 Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?
 Ou tens braço como Deus ou podes trovejar com a voz como ele o faz?
10  Orna-te, pois, de excelência e grandeza, veste-te de majestade e de glória.
11  Derrama as torrentes da tua ira e atenta para todo soberbo e abate-o.
12  Olha para todo soberbo e humilha-o, calca aos pés os perversos no seu lugar.
13  Cobre-os juntamente no pó, encerra-lhes o rosto no sepulcro.
14  Então, também eu confessarei a teu respeito que a tua mão direita te dá vitória.

Isaías 30:18 ¶ Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam.

João 17.
6 ¶ Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
11 ¶ Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
12  Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
19  E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21  a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Romanos 9.
15  Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16  Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
17  Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18  Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
19  Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
20  Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
21  Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
22  Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
23  a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,
24  os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

  Filipenses 4.
 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Que Deus abençoe, mais e mais!

No temor de Cristo, 
Pr. Sandro Márcio.

Ps.
O que achou da resposta? Foi satisfatória? Não atendeu sua necessidade? Quer que eu a melhore?
Posso postar a sua pergunta e a resposta no meu blog “Responda Pastor”?



Em 16/11, Suélia escreveu:

Pr Sandro,

As suas contribuições para o CompartiCHAT são sempre muito edificantes... é uma pena que não possa participar em real time...rsss.... mas espero suas considerações posteriores...

Sempre gostei muito da sua visão totalmente bíblica sobre os diversos temas que já compartilhamos.... e referente ao último CompartiCHAT que vc não pode participar e enviou um e-mail posteriormente... pra mim, foi muito bom e concluiu bem o assunto. Obrigada!

Uai, pastor, não sei o que aconteceu aki, mas já havia respondido sobre sua resposta à minha pergunta.... mas olhei aki em minhas "enviadas" e realmente não foi enviada a minha resposta.... não sei o que aconteceu. Inclusive, já entrei 2 vezes no seu blog pra ver se vc já tinha postado... mas eu nem tinha respondido....rsssss

Como sempre, gosto muito de sua palavra. Sua resposta à minha questão me proporcionou um entendimento maior da soberania de Deus. Como Deus é soberano!! minha mente limitada não pode compreender todos os seus pensamentos e desígnios, pois são infinitamente mais altos que os meus. Nunca tinha pensado dessa forma em relação à justiça de Deus e à minha dúvida em questão... te agradeço muito, pastor, minha dúvida foi esclarecida e vc pode postar em seu blog.

Que o Senhor continue te dando sabedoria e abençoando juntamente com sua família.
No amor do Pai,
Suélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário