Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

domingo, 19 de junho de 2011

E acerca das danças de salão, bandas seculares, etc?

Pastor,


Gostei da explanação sobre os shows.

Agora tenho duas questões:

O crente pode praticar dança de salão?

E o mesmo pode trabalhar com musica, bandas ou artistas seculares?

Att. Danilo



Querido irmão, Danilo:

As suas duas perguntas são ligadas pela mesma temática que é a conveniência do envolvimento do cristão com artes e lazer não religiosos. Nesta mesma questão podemos inserir a prática de esportes, concursos de miss, calouros, shows de mágica, etc.

Quando falamos sobre tais assuntos, geralmente nos vemos diante de dois fogos, daqueles que acham que tudo é permitido e dos que acham que tudo é proibido.

Creio que a Bíblia não nos autoriza a elaborarmos listas de comportamentos a serem seguidos ou proibidos, antes disso ela nos dá princípios de vida.

A Escritura nos mostra dois diferentes estilos de vida. A um ela chama de “obras da carne” a serem reprovadas e ao outro “fruto do Espírito” a ser cultivado. Acredito que observar nossa vida e atitudes deste ponto de vista é muito mais saudável do que meramente impormos uma lista de “pode ou não pode”.

Leiamos:

Gálatas 5

19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,

20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,

21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.



Deste modo, tudo o que fizermos, e seja o que for que façamos, devemos ter sempre em mente:

Romanos 13:14: Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

e

1Coríntios 10:31: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.



Por exemplo, há danças e danças, há danças que são pura arte de beleza e expressão corporal, outras que são pura sensualidade. Essas últimas serviriam bem para expressar o amor apaixonado do casal casado, na intimidade de seu quarto, mas, impróprias de vir a público e altamente tentadoras e maliciosas se praticadas com outra pessoa que não seja o seu cônjuge; logo, importa selecionar o quê se dança, com quem, onde e quando.

Viver assim é ter critério em tudo o que se faz. Nem sempre é fácil, algumas vezes é possível manter a prática fazendo alguns ajustes, outras vezes, temos que optar por desistir para não pecar contra Deus; lembre-se do exemplo de Daniel e seus amigos:

(Daniel cap.1 8-16).


8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

9 Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.

10 Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.

11 Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos.

14 Ele atendeu e os experimentou dez dias.

15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.

16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.



(Daniel cap.3.13-18)

13 Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a estes homens perante o rei.

14 Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei?

15 Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder.

17 Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.

18 Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.



Assim sendo, faça ou não dança de salão, participe ou não de bandas, esportes, shows, etc, só nunca abra mão dos princípios mencionados acima. Viva neste mundo com total liberdade de aproveitar o melhor dele, sem pecar contra Deus, e ao mesmo tempo estar disposto a abandonar tudo a qualquer momento que considerar que conservar esses gostos ou vantagens implique em trair sua fé.


Também recomendo a leitura do meu post: “O Que Deus tem contra a Alegria”, no endereço abaixo:

http://prsandromarcio.blogspot.com/2011/06/o-que-deus-tem-contra-alegria.html



Um forte abraço,

Pr. Sandro Márcio