Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

sábado, 23 de julho de 2011

A Bíblia Afirma que Anjos ou Demônios Praticaram Sexo Com Seres Humanos?!?

Em 21 de Julho
Rogério escreveu:

Boa tarde Pastor!
Ontem ouvi um pastor dizer que na bíblia tem passagens que citam ou indicam o sexo de AnjosxHomens e DemoniosxHomens!
Gostaria de saber se existe algum livro sobre o assunto, pois achei a afirmação muito absurda.
Ainda não consegui o artigo do referido pastor sobre o assunto pra saber em quais passagens ele se baseou!
 
Rogério Barbosa
Goiânia - Go


Caro irmão Rogério, existem antigas tradições judaicas que acreditam ter bases para crer que os anjos se uniram à mulheres e tiveram filhos com elas, esses filhos seriam os gigantes. Os textos usados para essa teoria são:

Gênesis 6. 1-4
1 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,
2  vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.
3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

II Pedro 2.4
 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;

e
Judas 1.6
e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;

Rogério,

Uma boa regra da hermenêutica bíblica, isto é, da ciência da interpretação da Bíblia, é aquela que afirma que textos claros explicam textos difíceis e não o contrário.
É o que busco fazer nessas poucas linhas.
Embora a Bíblia por vezes chame os anjos de Filhos de Deus (Jó 1.6; 2.1 e 38.7), também Adão e Israel foram chamados assim (Lucas 3.38 e Êxodo 4.22). Contudo, os textos transcritos não afirmam com clareza a idéia de união carnal entre anjos e mulheres, muito menos que tenha havido reprodução entre eles. Temos poucas informações acerca da natureza dos anjos, mas, conforme Hebreus 1.14 e Mateus 22.30 trata-se de espíritos que não se casam. Creio que uma interpretação mais tranqüila de Gênesis 6. 1-4 é a que entende os “filhos de Deus” como os descendentes de Sete, a família que até então havia se mantido fiel a Deus, enquanto “filhas dos homens” as descendentes dos demais filhos de Adão e Eva, que juntamente com os filhos de Caim se desviaram do Senhor Deus. Daí entendermos que o casamento misto, seria o golpe final que aniquilaria de vez o temor de Deus entre os homens, não fosse pela família de Noé e o Dilúvio enviado pelo Altíssimo! Gênesis não afirma que os gigantes eram o produto destas uniões entre os filhos de Deus e as filhas dos homens, e sim que seus filhos eram valentes e poderosos num tempo em havia gigantes na terra. Quanto ao pecado dos anjos mencionado nos outros textos, tanto pode ter a ver com a Queda dos Anjos ou uma outra desobediência da qual não temos conhecimento.

Como o irmão pode ver, trabalhamos com poucas informações, daí o cuidado que precisamos ter ao fazer afirmações.
Contudo, por mais atraente que uma interpretação nos pareça devemos evitar discussões inúteis que por vezes só servem para acirrar os ânimos e nos desviar de assuntos mais importantes. Conta-se que em 1453 um grande concílio eclesiástico se dava na cidade de Constantinopla, onde importantes assuntos eram discutidos, como: “qual é o sexo dos anjos” e “quantos anjos cabem numa cabeça de alfinete”! Foi durante este concílio que a cidade de Constantinopla foi invadida e dominada pelos turcos otomanos!
Embora não tenhamos receio de tratar desses assuntos, importa acima de tudo zelar por proclamar enfaticamente o Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para salvação de todo o que crê!

Um forte abraço,
Pr. Sandro Márcio

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O CRENTE QUE CONFIA NA PREDESTINAÇÃO PODE PECAR À VONTADE?

Pergunta:

Uma pessoa que comete um pecado ,sabe que é errado, mas continua a fazendo a mesma coisa., e esta confiante que como ele(a) é um predestinado(a) e por isso mesmo não perde a salvação... esta pessoa não tem mesmo com que se preocupar..???

Rosi, Americana-SP

Resposta:

Querida irmã, esta pessoa não precisa se preocupar em perder a salvação, a sua primeira preocupação deve ser a de encontrá-la algum dia!

A doutrina da predestinação é verdadeiramente bíblica, e trata do decreto eterno do Altíssimo de providenciar a salvação e efetivamente salvar os que nele confiam (leia Efésios Caps 1e 2 e Romanos Cap. 9, por exemplo). Mas, é claro que Deus não a revelou para ser usada como desculpa para o pecado. De início eu poderia falar da enorme dúvida que paira sobre a predestinação de alguém que usa a doutrina como licença para pecar, contudo, quem somos nós para dizer se uma pessoa é ou não predestinada? Entretanto, posso afirmar que aqueles que se deleitam no pecado confiados na eleição divina nos fornecem sérias evidências de que ainda não chegou o momento de sua real conversão, uma vez que a Bíblia afirma que são as obras que manifestam a existência da verdadeira fé (Cf. Tiago 2.18).

Falo sobre conversão porque ela envolve mais do que um assentimento intelectual das verdades bíblicas; bem mais do que isso; a conversão está firmada na regeneração, o novo nascimento de João 3. 1-21, que é uma ação divina nos concedendo uma nova vida, pois, diante desta nova natureza que nos é concedida por Deus, a conversão é uma natural mudança de mentalidade e de comportamento. Deste modo, as pessoas que se dizem salvas e ainda assim permanecem no pecado, revelam ignorância do que significa vida cristã, desconhecendo o que seja amor por Deus e ódio pelo pecado.

Talvez isso tenha acontecido porque quando “aceitaram a Jesus” estavam apenas querendo se filiar a uma igreja, resolver um problema momentâneo ou apenas se livrar da culpa e da condenação do inferno, mas, na verdade, não desejam o céu, pois se não desejam a comunhão com o Deus Santo, neste mundo, que dirá viver com ele por toda a eternidade?



Esses “crentes” pensam que “vale a pena pecar, se houver certeza do perdão!”.

Eles não percebem a podridão do pecado, que, já nesta vida, corrompe os relacionamentos, atacando e ferindo os princípios elementares de uma vida feliz, como verdade, amor, lealdade, pureza, responsabilidade, justiça e misericórdia, entre outros. Infelizmente, para os tais “espertos” o único problema real com o pecado é que ele conduz ao inferno; se lhes for garantido que Deus os perdoará, eles já não vêem mal algum em continuar pecando! Por isso afirmo que essas pessoas ainda não conhecem a Deus!



Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. 1 João 3:6



Veja bem irmã, não estou dizendo que o crente não peca, e sim que o pecado na vida do cristão lhe causa tristeza, a tristeza que o conduz ao arrependimento (cf. 2 Coríntios 7.10),e a ausência da tristeza pelo próprio pecado e do arrependimento, denota a ausência de Deus na vida:



Romanos 2. 4-6

“Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contr;a ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento”.





Mas, será que pregar a certeza da salvação não pode levar o crente a relaxar em seu compromisso com a obediência? Não seria muito mais seguro pregar que se o crente descuidar pode perder a salvação?



- Olhando por este lado, sabe que até tem lógica?!?



- Mas, o que é que eu estou falando? Qual é o dever do pregador: fazer ameaças que forcem a obediência ou ensinar o que a Palavra de Deus ordena?



O apóstolo Paulo taxativamente afirmou a certeza do perdão de Deus, quando escreveu:



Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 5: 20, 21



Mas, logo a seguir, parecendo ouvir os clamores de seus oponentes, ele pergunta:



1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

Romanos 6. 1



E ele mesmo responde:



Romanos 6. 2-15

2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

7 porquanto quem morreu está justificado do pecado.

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,

9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;

13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!



Que maravilha! O crente tem ao menos quatro motivos para não viver em pecado:



1 - Cristo morreu por nós

A morte de Cristo selou um fato importantíssimo, o perdão de Deus pelos nossos pecados. Voltar à vida de pecados seria desprezar a morte de Cristo em nosso lugar, o seu sacrifício. (Hebreus 10.14; I Pedro 3.18; Hebreus 6.6)



2 - Na morte de Cristo o nosso velho homem foi crucificado com Ele

A nossa velha natureza já não tem mais a mesma força, a presença e a força do velho homem são como a peçonha que faz a cobra se debater mesmo depois de ferida mortalmente na cabeça. Podemos e devemos dia-a-dia fazer morrer esta velha natureza. (Gálatas 2.19; Colossenses 3.5)


3 - Jesus Cristo ressuscitou

Ele está vivo, não somos seguidores de filosofias religiosas, somos seguidores do Cristo Vivo! Ele nos acompanha em nossa caminhada, protege, ampara, aconselha por sua Palavra e nos conduz pelo Seu Santo Espírito! (Mateus 28.20; João 14. 16).

4 – A ressurreição de Cristo aponta para a nossa Nova Vida

Assim como Deus ressuscitou a Cristo, Ele infundiu em nós uma nova natureza! Esta nova natureza ama a Deus e à Sua Palavra e é habilitada pelo Senhor a vencer as tentações do maligno e da velha natureza que querem parecer mais fortes do que são na verdade!(I Coríntios 10.13; Gálatas 2.20).

Deste modo, temos a certeza da nossa salvação e da nossa perseverança em servir a Deus, com forças dadas pelo Senhor para sermos fiéis, mesmo diante das piores tentações. Não que não possamos ainda hoje pecar, mas com a convicção de que o pecado não nos fará felizes, e embora não nos tire a salvação, rouba-nos momentaneamente a dignidade e a alegria da comunhão com Deus, até que, não suportando tanta tristeza, arrependidos busquemos o perdão do nosso Pai que tanto nos amou!

Romanos 8.37

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Desejo que esta resposta lhe seja suficiente, mas, se não for, por favor me avise!

Com um abraço amigo,
Em Cristo,
Pr. Sandro Márcio






quarta-feira, 13 de julho de 2011

Acerca da Expulsão de demônios

Pastor, sou a Dany do chat da rádio IPB (online) 


Tenho algumas perguntas espero que possa me ajudar.

1- Porque na IPB, não vemos expulsão de demonios?

2- Alguém que foi exorcizado, pode ser possuido de novo?

3- Tenho uma colega da faculdade e esse dias ela me disse que foi num congresso em uma igreja, e tinha mais demonio q qualquer outra coisa lá dentro, toooodo mundo caiu, toooodo mundo tava endemoniado, e pelo q ela me contava as caracteristicas do que aconteciam pareciam mesmo ser demonios, o que não duvido, fico meia perdida sem saber o que dizer a ela, preciso aproveitar a oportunidade pra evangelizar o que posso fazer?

Pastor, ficarei grata se puder responder minhas perguntas, se quiser e puder me indicar um estudo também agradeço.

Fique na Paz e muito obrigada, Deus o abençoe

Danielle Durães.

Resposta

Querida irmã Danielle, este é assunto muito importante, pois tem sido causa de polêmicas e desvios. Existem tantos crentes que parecem não acreditar na existência e ação do maligno, enquanto muitos outros demonstram não conseguir completar uma única frase sem falar dele!

Quando se trata de seres sobrenaturais, é natural nos sentirmos confusos, pois se até o apóstolo João quase adorou um anjo de Deus que lhe apareceu (Apocalipse 22.8,9), quanto maior confusão pode causar em se tratando de demônios? Todavia, Deus jamais abandonará seus filhos diante do maligno! E é amparados nas Sagradas Escrituras que devemos analisar estas questões.


Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 1 João 2:14

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. 1 João 5:18

Para responder suas perguntas vou usar algumas frases do que escrevi no CompartChat da rádio IPB (http://www.ipb.org.br/radio/) em 12/07/2011.


1- Porque na IPB, não vemos expulsão de demônios?

Realmente, na IPB as manifestações demoníacas não são comuns. Talvez porque o diabo não se sinta bem com a nossa adoração a Deus, e por isso se mantenha tão longe!

Não há porque expulsar demônio se não houver manifestações demoníacas! Caso haja de verdade, não resta outra atitude a não ser expulsá-lo em nome de Jesus!

Como pastor presbiteriano, posso lhe falar que não tenho nenhum desejo de interromper o culto a Deus para tratar do inimigo, e só estou disposto a fazê-lo se tiver certeza de que alguém realmente esteja possuído, e mesmo assim, deve-se expulsá-lo sem alarde ou propaganda.

Certa vez eu estava numa congregação em que um crente me veio falar do seu vizinho que pedia uma visita minha à sua casa porque queria vir à nossa igreja, mas tinha medo de cair endemoninhado, como acontecia em cada igreja pentecostal que havia visitado.

Ele tinha um passado de envolvimento com o baixo-espiritismo e costumava incorporar maus espíritos e nesses transes chegava a tomar um litro inteiro de cachaça e após a saída do demônio não restava sequer o hálito do alcool em sua boca, ele também era famoso por esmigalhar o litro vazio com os pés descalços e não se ferir!

Bem, atendendo ao convite fui à casa deste senhor, juntamente com o irmão da igreja. Logo de cara fiz questão de lhe pregar o evangelho da salvação, assegurando que com Cristo em sua vida ele não precisava nunca mais temer ser possuído, pois Deus nos livra do diabo. Em todo o tempo eu falava com o homem, não com o demônio, pois era o homem que precisava de conversão; caso o demônio se manifestasse eu o mandaria embora em nome de Jesus. O homem aceitou a palavra e foi à nossa igreja no domingo seguinte, juntamente com sua família, e mesmo diante de cultos cheios de devoção a Deus e à Sua Palavra, em meio aos cânticos e às orações sinceras do povo de Deus, nenhuma interferência diabólica ocorreu! Fui à casa deste senhor outras vezes, até que ele acabou se mudando de cidade. Não sei se ele se converteu, mas posso afirmar que, seja como for o diabo sabe que em nossa igreja não há ambiente para suas manifestações fantásticas.



Acerca da possessão maligna o Rev. Flávio Henrique Abath Ataliba escreveu no Chat: “Possessão demoníaca é caracterizada pelo fato de a vontade de uma pessoa ser anulada por uma entidade espiritual do mal que passa a controlar suas atitudes e desejos por um espaço de tempo impreciso. Tal influência faz com que esta pessoa cometa atos atrozes contra si mesma - mutilação, autoflagelamento - e contra outrem - assassinatos, estupros, violência física, etc”.

Entretanto irmã, devemos ter muita cautela pois muito do que se vê por aí nada ou pouco tem de possessão demoníaca, sendo facilmente identificável por depressão, esquizofrenia, auto-sugestão, malandragem, teatro e controle de massas. Existe sim possessão demoníaca, mas não podemos ser apressados em dar este diagnóstico pois, torcer as mãos, babar, engrossar a voz e falar grosserias são coisas que as pessoas podem fazer sem qualquer ajuda do diabo. Conta-se de uma filha de presbítero que fingia estar endemoninhada para causar escândalo na igreja e tristeza a seus pais. Também conheci uma senhora que freqüentava uma outra denominação cujo culto de quinta-feira não tinha “poder” se não tivesse o momento da expulsão, e ela caia “endemoninhada” toda as 5ªs, percebi que se tratava apenas de uma pessoa deprimida e psicologicamente afetada, que tinha uma vida familiar infeliz, e o único momento em que se sentia especial, quando todos a abraçavam aliviados depois de vencerem mais uma "luta corporal com o diabo". Temos que evitar a maldade de dizer que alguém está possesso, quando na verdade está doente, carente ou deprimido, precisando muito mais de amor e de tratamento do que de juízes!

Nunca é demais afirmar que assim como há endemoninhados nos manicômios sendo tratados como portadores de psicopatias, também há pessoas com toda sorte de doenças mentais nas igrejas, sendo tratados como se fossem possessos!

Há também casos conhecidos de pessoas que se passam por endemoninhadas ou que se acreditam ou mesmo que alegam estarem possuídas, por entenderem ser essa a melhor maneira de justificar as maldades que elas, conscientemente praticaram, atribuindo todas as suas contrariedades ao diabo, como se ele fosse onipresente ou onipotente! Parece ser este o caso daquele famoso pregador norte-americano que após ser flagrado num prostíbulo exclamou: “Não fui eu! Foi o diabo!” Isto é um absurdo! Por mais que o maligno tenha se alegrado, dado a idéia do pecado ou até ajudado de algum modo, o tal sujeito estava consciente e sabendo bem o que estava fazendo!

Espero estar sendo claro: Eu acredito que realmente acontece a possessão demoníaca na vida de algumas pessoas sem Jesus! O pastor presbiteriano Dr. Augustus Nicodemus expôs essa realidade quando traduziu um livro que falava de uma tribo em que da boca do indivíduo possesso tinha saía o barulho de uma matilha de cães enfurecidos, isto com certeza é possessão! Pois é algo impossível de ser produzido pelo ser humano; imitar um cão, pode até ser, uma matilha inteira ao mesmo tempo, NÃO!!!



Cabe frisar que o grande número de possessões manifesto no tempo em que Jesus andava sobre a terra revela a confusão que a presença física do Filho de Deus entre os homens causava na vida dos demônios:

Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Lucas 4:34



Todavia, percebam que a atitude de possuir totalmente o controle das ações de alguém não é o expediente mais vantajoso do inimigo de nossas almas. É muito mais compensador para os seus interesses lançar intrigas, inveja e maus desígnios entre as pessoas convencendo-as a pecar, do que se exporem a possuir alguém, arriscando-se a serem expulsos de sua “casa” por algum discípulo de Jesus.

Assim, do que foi falado, muitas e sérias dúvidas pairam sobre a veracidade de tantas possessões em nossos dias. E, diante de qualquer dúvida, nada melhor do que a oração! Pela oração temos comunhão com Deus e a certeza da vitória tanto sobre os demônios quanto sobre a astúcia dos homens maus que se fazem passar por endemoninhados.

Mas, como saber se alguém está realmente possuído?

A Bíblia menciona o caráter sobrenatural e arrogante das possessões demoníacas, com demonstração de conhecimentos que a pessoa não possuía (Lc 4. 34, 41); com força descomunal (Lc. 8.29); e o exercício de adivinhações (Atos 16.16), por exemplo. Assim, se uma manifestação vem acompanhada de coisas que não podemos explicar de outro modo, temos então sérios indícios de possessão.

Em todo caso, se requer de nós, santificação, prudência e verdadeira confiança no Deus Filho que tudo pode e que na cruz já provou a sua vitória sobre os principados e potestades, sabendo que um verdadeiro crente não precisa temer este inimigo já vencido, pelo nosso Grande Senhor!



2- Alguém que foi exorcizado, pode ser possuído de novo?

Sim, se não houver verdadeira conversão!

Quando o homem é livre do domínio de satanás, e não se torna em habitação do Espírito Santo, torna-se uma casa vazia, varrida e ornamentada para a habitação de espíritos piores que o primeiro.



É o que diz Jesus em Mateus 12.43-45

“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”.



3- Tenho uma colega da faculdade e esse dias ela me disse que foi num congresso em uma igreja, e tinha mais demônio que qualquer outra coisa lá dentro, toooodo mundo caiu, toooodo mundo tava endemoniado, e pelo que ela me contava as caracteristicas do que aconteciam pareciam mesmo ser demonios, o que não duvido, fico meia perdida sem saber o que dizer a ela, preciso aproveitar a oportunidade pra evangelizar o que posso fazer?



Querida irmã, eu a aconselho a orientar a sua amiga acerca da coerência e simplicidade do Culto Bíblico:

I Coríntios 14. 26-33

26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.

27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.

28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.

29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.

30 Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.

31 Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.

32 Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas;

33 porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos”.



Veja como Jesus costumava fazer diante de possessões reais:



Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal. Lucas 4:35



Irmã é lamentável, mas a manifestação diabólica, real ou falsificada, tem se transformado na parte central de muitos cultos. Um dos modernos pastores exorcistas disse certa vez: “Aqui em nossa igreja, se tiver alguém endemoninhado, cai; e se não tiver o demônio entra para cair!”

Então o “pastor” perguntava o nome do demônio e quem era seu superior direto, depois o chamava para fazer as mesmas perguntas e quando a pessoa já estivesse “lotada” com uma hierarquia maligna, o exorcista expulsava todos de uma vez! Há também o caso de pastores radialistas que se gabavam de humilhar um demônio que possuía uma velhinha, colocando a gravata de um deles no pescoço dela, e passassem a conduzi-la pelo palco, como se tratasse de um cachorrinho. Eu lamentei muito imaginar a cena: uma idosa sendo puxada com uma gravata no pescoço diante de toda a igreja! Definitivamente não era essa a atitude de Jesus diante de pessoas possuídas! Ele não fazia demonstrações teatrais ou exibicionismo de poder, ele simplesmente expulsava o espírito maléfico e dava a glória ao Pai!

O apóstolo Paulo faz uma pergunta acerca da idolatria que também cabe no contexto de tais igrejas onde “todos caem endemoninhados”: “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno?”

Confie em Deus e convide-a a visitar um culto cristocêntrico, um culto onde o maligno não tem espaço!



Concluo contando uma cena de minha infância que creio ser uma boa figura de nossa confiança em Deus diante do maligno:

Eu me lembro que uma vez quando criança, fui a um velório com meu pai, e quando voltamos de madrugada, um cachorro feroz veio em nossa direção, eu tive medo, mas o meu pai deu-lhe um chute e ele saiu zunindo!

É assim que devemos crer que Deus sempre nos protegerá; nossa missão é tão somente confiar nEle e obedecê-lO.


Acerca dos desvios que se vê nas igrejas sobre batalha espiritual, recomendo a leitura do livro “Batalha Espiritual” de Augustus Nicodemus Lopes, Editora Cultura Cristã.



Espero que minhas respostas tenham lhe ajudado!

Continuo à sua disposição se precisar de maiores esclarecimentos.

Que Deus lhe abençoe!

Fraternalmente, em Cristo,

Pr. Sandro Márcio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rá, Tim, Bum!

É Pique, É Pique, É Pique, É Pique, É Pique! Rá, Tim, Bum!!!

Tenho ouvido crentes sinceros perguntando: Podemos cantar o “Rá, Tim, Bum” no “Parabéns pra você”?

Ouviram dizer que “Rá, Tim, Bum” é uma antiga frase de magos persas que significa: “Eu Amaldiçoo Você!”.

Com um boato tão assustador alguns já não falam mais esta frase no final do Parabéns, outros a substituíram por “É crente, é crente, é crente, é crente... ABENÇOOO!!!

Ainda outros não cantam nem mesmo o “Parabens” por que não querem “Parar os Bens”

Desse jeito já não poderemos mais cantar com as crianças:

“Pescador de homens será – Rá
 Homens será – Tim
 Homens Será – Bum
 Quem a mim seguir! Rá – Tim – Bum!”

Sendo que sempre cantamos como mera expressão honomatopeica que reproduzia o som de algo caindo na água, como numa pescaria.

Pois bem, fiz a minha pesquisa e não achei nada de concreto nesta crendice, e nenhuma “maldição” persa, druida ou grega encontrei, com as palavras “Rá Tim Bum”.

Para quem quiser uma explicação mais detalhada, sugiro o site:

http://www.quatrocantos.com/LENDAS/415_ra_tim_bum_ratimbum.htm

Sendo assim, entendo que o tal boato não passa de mais uma crendice infundada!

Mas, afinal, qual é o problema?
Devemos crer em palavras mágicas com poder destrutivo na simples pronúncia, mesmo sem entendimento?
Imaginem quantas palavras da nossa língua têm um significado distorcido, se forem meramente pronunciadas em outros países?
Até quando o crente vai viver atemorizado, procurando mensagens subliminares enquanto gira velhos discos ao contrário?

Por acaso o crente deve temer maldições?
Abra a sua Bíblia em Provérbios 26:2 e leia:
“Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre”.

Queridos irmãos, não há mal algum em gritar o “Rá, Tim, Bum”!
Não permitamos que as nossas alegres e inocentes comemorações de aniversário sejam contaminadas com idéias tão nocivas!

E se alguém ainda tem medo do que “palavras poderosas” podem causar, eu transcrevo aqui o que escrevi em 14 de julho de 2009 no blog “Presbiterianos On Line”:

Devemos temer que “profetizem” males contra nós?

“O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho, mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha a ver com o trigo? - diz o SENHOR. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiuça a penha? Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a própria palavra, e afirmam: Ele disse. ” Jeremias. 23. 28-31.

Queridos irmãos, ninguém está autorizado a falar em nome de Deus, a não ser se estiver firmado na viva palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada! Foi assim no passado, e é assim que deve ser! O profeta é apenas o mensageiro do Senhor, e não tem direito e nem o poder de formular castigos ou recompensas de sua própria vontade; e, mesmo no caso de ser uma palavra fiel, não é o profeta que deve ser temido, e sim Deus que envia os seus mensageiros para nos corrigir de nossos maus caminhos. Mas o medo e a aflição se afastam do nosso ser assim que arrependidos nos confessamos a Deus em oração, pois este mesmo Deus já tantas vezes tem demonstrado a sua misericórdia, não dando o castigo que merecemos, bem como nos amparando nas tentações e provações que é necessário que passemos. E não se esqueçam que só existe uma regra viva de fé e de prática que devemos temer: A Bíblia, e não os “profetas de plantão”! Deste modo, o crente não deve temer as coisas que nos são desejadas pelos outros, sejam eles crentes ou não, pois temos a certeza de que é Deus quem dirige os nossos passos e não a boca de nosso próximo. Prossigamos firmes na palavra de Deus que diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Rm 8. 28.

Em Cristo, Pr. Sandro Márcio