Espaço reservado à reflexão sobre questões que nos incomodam e nem sempre tivemos com quem nos aconselhar. Reflete a opinião de quem, embora não seja dono da verdade, se esforça por ser um servo fiel dela. Existe algo que sempre o incomodou e que ainda não encontrou resposta satisfatória? Este é o seu espaço, você poderá perguntar o que quiser e eu lhe direi o que penso, embasado na Bíblia Sagrada. Trazer-lhe a Palavra de Deus e tirar a sua dúvida, ajudando-o (a) a refletir acerca de seu dia-a-dia é o que mais desejo. Você pode usar o espaço "comentários" para enviar suas perguntas ou, se preferir, mande-as via e-mail: pr.sandromarcio@hotmail.com e aguarde a publicação da resposta no blog.
Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como o Pai enviou o Filho, se os dois são a mesma Pessoa?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho unigênito.
Pastor, como pode o Pai enviar o Filho, sendo que o Pai é o Filho e o Filho se refere ao Pai?
Me esclareça essa questão, pastor.
Sou novo convertido e ainda não tive oportunidade de perguntar ao meu pastor.
Obrigado!
Francisco Gomes

RESPOSTA  DO PASTOR SANDRO 
Bom dia, querido irmão!
Me desculpe a demora em lhe responder, tive a semana bastante difícil, mas, graças a Deus pude lhe escrever agora!

Quanto à sua questão, devo lhe dizer que o Pai, o Filho e o Espírito Santo SÃO O MESMO E ÚNICO DEUS, MAS NÃO SÃO A MESMA PESSOA!

Calma, vamos falar mais sobre isto:
Precisamos lembrar que não estamos falando acerca de uma criatura e sim do Ser de Deus.

Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador. Isaías 45.15
Em se tratando de criaturas, naturalmente, podemos dizer que cada pessoa é um ser e cada ser não pode se identificar como mais do que uma pessoa, seja homem, mulher, demônio ou anjo.
Já, falando do Ser de Deus, tudo o que sabemos é o que Ele nos revelou sobre Si, isto é, por meio de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
Diz a Bíblia que só existe um Deus e que prestar culto ou adoração a qualquer outro ser é vã idolatria, ofensiva ao Todo-Poderoso.
Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. Isaías 44.6
Êxodo 34:14  (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);
2 Reis 17:35  Ora, o SENHOR tinha feito aliança com eles e lhes ordenara, dizendo: Não temereis outros deuses, nem vos prostrareis diante deles, nem os servireis, nem lhes oferecereis sacrifícios;
2 Reis 17:36  mas ao SENHOR, que vos fez subir da terra do Egito com grande poder e com braço estendido, a ele temereis, e a ele vos prostrareis, e a ele oferecereis sacrifícios.
Deste modo, na Bíblia, qualquer ser, homem ou anjo, que se busque adorar, logo é repudiado com veemência:
Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou.  Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Atos 10. 25,26.
Atos 14.
12  A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra.
13  O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e grinaldas, queria sacrificar juntamente com as multidões.
14  Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:
15  Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;
16  o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos;
17  contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.
18  Dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.
Apocalipse 19:10  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Contudo, acerca de Jesus, nós o encontramos, desde o seu nascimento, recebendo com naturalidade a adoração das pessoas, e até de anjos e demônios:

Mateus 2:2  E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
Mateus 2:11  Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
7  Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
8  Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.
Mateus 8:2  E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.
Mateus 9:18 ¶ Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá.
Mateus 14:33  E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!
Mateus 15:25  Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!
Mateus 20:20 ¶ Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
Mateus 28:9  E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
João 9:38  Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
Hebreus 1:6  E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Também nos aponta a Palavra de Deus o Espírito Santo, como Deus, enviado pelo Pai e pelo Filho para consolar, capacitar e orientar a Igreja Cristã.
João 14.
16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17  o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
João 16.
7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
8  Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
9  do pecado, porque não crêem em mim;
10  da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
11  do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
12  Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;
13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15  Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Em alguns momentos na Bíblia, vemos estas três pessoas distintamente se relacionando entre si.
Gênesis
1 ¶ No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2  A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3 ¶ Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
João 1.
1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2  Ele estava no princípio com Deus.
3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
João 1.
16  Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
17  Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
18  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
Mateus 3.
16  Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
17  E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Sendo assim, que existe um único Deus e essas TRÊS PESSOAS DISTINTAS são apontadas como Deus, e relacionam-se entre si, a única conclusão possível é que não há três deuses, nem tampouco três manifestações  temporais de Deus e sim que o único Ser de Deus é composto de três pessoas distintas, iguais em eternidade, poder, sabedoria e santidade, coexistindo e se relacionando em plena harmonia, distribuindo, segundo o conselho da Sua vontade as funções a serem exercidas na história da redenção.
Então, o Pai não morre, mas envia o Filho para morrer por nós; e, após a ascensão de Cristo, o Pai e o Filho enviam o Santo Espírito para nosso bem!
Alguns tentam explicar a natureza de Deus de diversas formas: os estados da água, os ramos da árvore, as uvas de um cacho, mas, todas as explicações são deficitárias, pois nada nesse mundo pode ser comparado ao nosso Deus. Cremos que assim é porque assim Ele se revelou a nós!

Sei que o tema é difícil, mas, o que esperar, se mal conseguimos compreender a nossa própria natureza humana; quanto mais entender nitidamente o Ser de Deus?

Resta-nos aceitar a revelação que Deus faz de si mesmo nas Escrituras.
Mas, talvez tão ou ainda mais incompreensível do que o Ser de Deus seja o grande amor que Ele tem por criaturas tão defeituosas e pecadoras, a ponto de enviar Seu amado Filho para morrer por nós!

Se de algum modo eu pude ajudá-lo foi uma honra para mim!
Um forte abraço,
Em Cristo,
Pr. Sandro Márcio
(Ps. Me responda o que achou da resposta e me diga se permite que eu a publique em meu blog).

Resposta do Leitor
Meu amado Pastor, Ungido do Senhor, Bom dia!
Obrigado por ter dispensado uma parte do seu precioso tempo para me dá atenção. Quero lhe dizer que as suas palavras foram muito claras, esclarecedoras, de fácil entendimento e muito proveitosas. Agora meu Espírito está calmo, para a glória do nosso único Salvador Jesus Cristo.
Um forte abraço e fique na paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
Francisco Gomes da Silva

Boa tarde, amado pastor!
Esqueci de autorizá-lo a publicar sua resposta em seu blog. Sim pastor, sei que muitas pessoas que também têm essa dúvida, serão esclarecidas.
Mais uma vez, obrigado!
Francisco Gomes da Silva